próxima página >
O FENG SHUI

     O Feng Shui é a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo desde então, aumentado e evoluído, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente à natureza e ao Cósmico. Seus diagnósticos e resoluções são capazes de resolver quase todos os problemas envolvendo uma casa e as pessoas que moram nela. São adaptados ao moderno estilo de vida, nos levando a entender e compreender uma sabedoria muito profunda que nos ensina a "viver em harmonia com a natureza". Em outras palavras, o Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas. Suas leis e princípios foram desenvolvidas através dos séculos e transmitidas oralmente de Mestre para discípulo.
     Seria correto dizer que o Feng Shui é a antiga ciência chinesa que visa a localização de diferentes tipos de energia em um local. A palavra ciência, aqui, não tem e nem pretende ter a conotação da ciência moderna. Quando dizemos ciência, significa um sistema no qual os princípios e regras foram baseados em observações e dados estatísticos ao longo dos anos. Quem pode dizer que isso é superstição?
     A tradução literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Mas significa muito mais que isso. Os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. E também é o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está embaixo.
      Hoje em dia, o Feng Shui é praticado em todo o mundo. Seu maior desenvolvimento acontece em Hong Kong, Malásia, Singapura e Taiwan. Embora sua origem seja chinesa, os próprios chineses perderam o conhecimento dessa arte, principalmente pelas conseqüências da Revolução Cultural. Os valores foram invertidos, e muito da cultura tradicional chinesa foi esquecida e deixada em segundo plano. Aliás, é interessante notar a inversão de valores do ocidente com o oriente. O ocidente procura o oriente, em suas práticas milenares como a acupuntura, as massagens, as lutas marciais, alimentação e modo de se vestir. E o oriente está cada vez mais se ocidentalizando, buscando valores diferentes dos de sua cultura e, podemos até dizer, valores principalmente baseados no materialismo.

     Atualmente, além das "capitais" do Feng Shui, a Europa e os Estados Unidos têm tido um grande desenvolvimento desta prática, embora nem sempre preservando a tradição verdadeira. Muitas pessoas e praticantes aderem ao Feng Shui após terem certas idéias formadas, sendo muito difícil andar por um novo caminho, sem trazer a poeira e as influências dos anteriores. Infelizmente, isso tem contribuído para a desvirtuação atual do sistema, ficando a cargo do leitor e estudioso a diferenciação dos conceitos verdadeiros e dos aspectos falsamente chamados "técnicas de Feng Shui."
     O Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade. Ele deve ser entendido como um dos vários sistemas existentes da filosofia chinesa e não uma panacéia para todos os males. Ele não traz sucesso da noite para o dia, nem é uma mágica milagrosa. Mas se você aplicar seus conceitos cuidadosamente, ele fará sua vida mudar de rumo.

FENG SHUI e as cores

     Por que existe uma diferença entre a teoria de cores do Feng Shui que eu tenho lido, e a teoria das cores que eu aprendi na escola?
     O gráfico abaixo mostra o espectro visível das cores usado na ciência e nas filosofias tradicionais Chinesas (Feng Shui, medicina, acupuntura, etc.).
     O espectro é basicamente do vermelho ao amarelo e laranja (yang chi, que é classificado a um alcance de 5770 a 7700 angstroms) e do verde ao preto-violeta (yin shui, que é de uma extensão de aproximadamente de 3900 a 5770 angstroms).
     Se o tradicional espectro de cores visíveis Chinês parece igual ao que você conhece da ciência Ocidental, isto é pelo fato deles serem realmente idênticos. A ciência Ocidental reconhece que a luz visível está em uma extensão de 3900 a 7700 angstroms; a ciência chinesa pode não ter tido os instrumentos para aproximar-se com a ilustração, mas eles tinham outros meios de alcançar os mesmos resultados.

Direção

Cor

Tradições Ocidentais e Chinesas

Sul

Vermelha

Tradicionalmente, o vermelho é a cor dos escudos de heróis e pessoas famosas, tais como Aníbal. Na Heráldica Européia, ele significa generosidade. Vermelho tem sempre sugerido vida e calor, vitalidade e força.

Uma cor sagrada e vitalizante usada em ocasiões festivas. Na ciência e filosofia Chinesas, o vermelho simboliza vitalidade e energia em seu estado máximo antes de começar a declinar.

Sudoeste

Rosa

Matizes de vermelho, tais como rosa, tem amáveis associações na cultura Ocidental com o Cupido, amor, verdade, beleza e saúde. Rosa é a cor oficial do Dia dos Namorados, um festival Cristão adaptado do Lupercalia. Para os Romanos, este dia marcava o início oficial da estação dos acasalamentos de pássaros e humanos.

Oeste

Branco

Esta cor simboliza inocência e poucas coisas são mais inocentes do que os jovens. Na heráldica européia ela significa pureza e verdade. Apóstolos e Druidas vestem esta cor, como fez Jesus depois de sua ressurreição.

Para os Chineses, branco era a cor da morte e da lamentação. Ela também é yang ch'i, e energia em declínio.

Norte

Preto

Dignidade, indiferença, solidão. A cor favorita da nobreza medieval européia por muito tempo, por causa dos altos custos de sua fabricação.

Na China, a cor preta era considerada a cor dos feridos e incapacitados e, por essa razão, um sinal inimigo e extremamente impopular. Na ciência ele é yin shui, energia em sua máxima dormência, no começo de atividade.

Nordeste

Azul

A cor tradicional das Deusas Européias e da Divina Sabedoria, das divindades do Neolítico até os mantos da Virgem Maria.

Azul era a cor dos antigos veículos usados pelos altos oficiais Chineses. O azul índigo era usado pela maioria como uma cor para roupas. Ela está próxima ao final do ultravioleta e é yin shui, energia em declínio.

Leste

Verde

A cor tradicional Ocidental da vida, vigor, ressurreição e juventude. (As vestimentas da igreja Cristã são verdes na Páscoa, o festival da renovação). Na heráldica Européia ela significa alegria, amor e abundância.

Verde era a cor dos antigos veículos dos oficiais inferiores e a cor real Dinastia Ming (1368-1644). Verde é yin shui, e simboliza a fase crescente de energia.

Sudeste,

Noroeste

Púrpura

Púrpura significa prosperidade e nobreza, dignidade, riqueza e poder para os Ocidentais. Nos tempos antigos, as tintas usadas para criar o púrpura eram tão caras, que somente os muito ricos -- como a nobreza -- podiam usar esta cor. Disto cresceu sua associação com a poderosa elite e seus patroneados.

Na China, a cor púrpura era usada pelos netos do imperador e pelos literati. Ela está no final do ultravioleta e é yin shui, ou energia muito próxima de sua máxima dormência.

Centro

Amarelo

Júbilo, ânimo, brilho.

Amarelo era a cor nacional da antiga China, sagrada para o imperador e permitida somente para ele e seus filhos ou os descendentes de sua família; ela era a cor real dos Qing (1644-1911). O amarelo era preferido pelas pessoas religiosas e utilizado em vestimentas para enterrar os mortos. Na ciência e na filosofia ela é yang ch'i, energia em harmonia, um divisor entre as outras fases.

 

Assim, o que é a autêntica "teoria das cores do Feng Shui"?

     Embora seja verdade que a simbologia das cores muitas vezes possui uma base étnica ou cultural, de algum modo as antigas sociedades determinaram similarmente cores e atributos para as direções da bússola. Mesmo as modernas teorias das cores estão imbuídas com a sabedoria das cores dos antigos. O Feng Shui tradicional usa as orientações e interpretações da antiga China, mas a Harmonia das Cores também reflete os princípios do tradicional Feng Shui.

Direção

Designação de cores e sugestões no Feng Shui Tradicional

Interpretação do Feng Shui Tradicional

Interpretação da Harmonia das Cores

Sul

Vermelho
Evitar azul ou amarelo

Fogo
Verão
Iluminação, claridade, inteligência
Máximo estado de energia.

Definido como Verão, que tem colorações tingidas com rosa ou cinza e seus complementos.
Características individuais:
Apreciar a ordem como a primeira lei do céu. Entender o ritmo da vida. Ter orgulho e prazer em criar ordem para outros. Aceitar a serenidade de um estilo de vida como uma mudança e desenvolver sutis sensibilidades para as artes.

Sudoeste

Bege, amarelo

Terra
Verão
O poder de nutrir, sustentar e adaptar
Equilíbrio ou neutralidade

Definida como uma subestação do Verão ou Outono, dependendo se a pele do indivíduo tem uma tonalidade azul ou amarela.

Oeste

Branco, ouro
Evitar azul e vermelho

Metal
Outono
Alerta, atrativo; comunicação, coração aberto, prazer
Estado de energia em declínio

Definido como Outono, que tem uma brilhante coloração de suas cores. Cores muito brilhantes e metais são favoráveis, e azul-vermelho devem ser evitados.
Características individuais:
Realização de uma rica colheita, mas somente quando os projetos são cuidadosamente cultivados e nutridos. Necessidade de se sentir próximo da terra. Segurança somente quando os pés estão em sua própria terra, com um telhado em cima da cabeça e envolvido pela abundância de vida vegetativa.

Noroeste

Branco, ouro
Evitar azul, vermelho

Metal
Outono
Inspiração, liderança, poder, determinação
Estado de energia em declínio

Definido como Outono (veja acima).

Norte

Preto, azul
Evitar amarelo, verde claro

Água
Inverno
Retração, decadência, profundidade, perigo, grande dificuldade
Máximo estado inativo de energia prestes a começar a atividade

Definido como Inverno; seus pigmentos são puros ou escurecidos com preto. As cores são profundas e ricas ou pálidas e frias.
Características individuais:
Habilidade para distinguir assuntos para soluções e projetar novas idéias. Iniciar processos criativos, exatamente como o inverno transforma-se em primavera. Aprender intuitivamente a efetividade da precisão, definição e claridade.

Nordeste

Bege, amarelo

Terra (montanha)Tranqüilidade, calma, meditação, força em reserva
Equilíbrio
ou neutralidade

Depende da coloração pessoal.

Leste

Verde escuro Evitar vermelho

Madeira
Primavera
A irresistível liberação de energia armazenada
"Risos do Céu"
Estado de energia em crescimento

Determinado como Primavera, que retrata clareza, brilho, cores vívidas. Deve-se evitar azul-vermelho, vermelho escuro e rosa.
Características individuais:
Atuar nos primeiros impulsos, confiar na intuição, tentar novos empreendimentos, frivolidade, paixão. Alegria sem razão.

Sudeste

Verde

Madeira
Primavera
Sossego, persistência, paciência, trabalho pesado
Estado de energia em  crescimento

Depende da coloração.

      As cores da natureza e da paisagem têm papel destacado na arte do feng shui, o sistema chinês de harmonização do ambiente. No momento em que saímos de casa, somos confrontados com cores. Nossos olhos observam as tonalidades do céu, da terra, do jardim, das plantas nas jardineiras dos peitoris das janelas. As cores dos lugares vistos em nossa caminhada diária até a escola ou o escritório nos afetam diretamente, assim como o itinerário cênico que fazemos nas férias. As cores podem ser repousantes, estimulantes ou perturbadoras. As cores de estruturas construídas pelo homem - nossas casas, edificações do bairro, piscinas e até carros - também influenciam nosso ch'i e nossa sorte. Embora o estilo e a forma de estradas, pontes, lagos e fontes possam ser fundamentais, a cor é o meio primário pelo qual apreendemos tais estruturas. É a pele das coisas. Reagimos à elas instintivamente e podemos usá-las para modificar o ambiente em que vivemos, seja ele rural, suburbano ou urbano.

Cores vantajosas para exteriores de prédios comerciais

Negócios

Cor

Agência

rosa, vermelho, branco

Galeria de Arte

rosa, vermelho, branco

Estúdio de Artista

verde, branco, amarelo/bege

Padaria

vermelho, multicolorido

Salão de beleza

combinação de branco e azul

Lavadora de carros

rosa, vermelho, branco

Papelaria

branco,rosa, vermelho, branco

Empresa de Computação ou Software

verde, preto/cinza, amarelo/bege

Incorporadora

verde, vermelho

Escritórios executivos em campos criativos

verde, vermelho, branco

Estúdios de cinema, gravação ou televisão

azul, verde, púrpura, multicolorido

Funerária

azul, branco, preto

Mercearia

azul, verde, amarelo/bege

Biblioteca

verde, vermelho, preto/cinza, amarelo/bege púrpura

Loja de material elétrico

vermelho, púrpura

Loja de discos

verde, preto/cinza, marelo/bege

Estacionamento

azul, verde, branco, preto/cinza

Farmácia

azul, verde, rosa, branco

Sala de paranormal

verde, vermelho, preto/cinza, púrpura

Consultório de psicólogo

verde, vermelho, preto/cinza, púrpura

Imobiliária

verde, branco, púrpura, multicolorido

Supermercado

azul, verde, púrpura

Loja de brinquedos

branco, multicolorido

Locadora de vídeos

multicolorido

Loja de vinhos

verde, rosa, branco, preto/cinza, amarelo/bege

 

Cores vantajosas para interiores de prédios de negócios

Negócio

Cor

Escritório de contabilidade

branco, bege/amarelo

Agência

 

verde, vermelho, branco, preto/cinza

Escritório de arquiteto ou designer

azul, verde

Estúdio de artista

branco, preto/cinza, multicolorido

Banco e Investimento

azul, verde, brando, bege/amarelo

Empresa de Computação

azul, verde

Incorporadora

verde, branco, preto/cinza

Consultório médico

azul, verde, rosa, branco, púrpura

Escritório de executivo em campo criativo

azul, verde, vermelho, multicolorido

Estúdio de cinema, gravação ou TV

azul, verde, rosa, branco, preto/cinza

Escritório de advocacia

azul, verde, branco, preto/cinza, bege/amarelo

Biblioteca

azul, verde, vermelho, branco, preto/cinza

Delegacia de Polícia

branco

Consultório de Psicologia

branco

Editora

azul, verde, púrpura

Imobiliária

verde, branco, bege/amarelo

Empresa de Software

branco, preto/cinza, bege/amarelo

Casa de Comércio

verde

Gabinete de escritor

verde, branco

 

Cores vantajosas para interiores de lojas

Loja

Cor

Loja de eletrodomésticos

branco, multicolorido

Galeria de arte

rosa, vermelho, branco,marrom/amarelo

Padaria

branco, multicolorido

Bar

verde, branco, preto/cinza

Salão de beleza

preto/cinza, multicolorido

Livraria

azul, verde, marrom/amarelo

Lavadora de carros

branco

Papelaria

azul, verde, rosa, branco

Loja de computadores

verde, vermelho, multicolorido

Funerária

azul, vermelho, branco

Loja de móveis

azul, verde, vermelho

Mercearia

verde, rosa, branco

Joalheria

azul, vermelho, branco

Loja de material elétrico

azul, verde

Roupas para homens

cores brilhantes

Loja de discos

azul, verde, vermelho, branco, preto/cinza

Estacionamento

azul, verde, branco, marrom/amarelo

Farmácia

azul, rosa

Sala de paranormal

branco, preto, multicolorido

Restaurante

azul, verde, multicolorido

Loja de calçados

vermelho, branco, preto/cinza, marrom/amarelo

Supermercado

branco, preto/cinza, marrom/amarelo

Loja de brinquedos

verde, rosa, branco, marrom/amarelo, multicolorido

Locadora de vídeo

azul, verde, rosa, branco, marrom/amarelo

Loja de vinhos

azul, verde, rosa

Roupas para mulheres

azul, verde

 Fonte: Tintas Dacar

próxima página >